sexta-feira, abril 11, 2014

---Coceira---

O primeiro comichão de Madalena, que ficara viúva ainda nova. foi as 8:00h da manhã enquanto fazia a feira de domingo. Foi uma coceirinha atrás do joelho esquerdo, uma coceirinha gostosa e insistente, como se uma formiga sem vergonha a estivesse mordido alí.  Por Coincidência, ou não, foi no exato momento em que sentiu o olhar que o Seu João,o dono da banca de laranjas. Ignorou o comichão até chegar em casa onde finalmente deu vasão aquela coceirinha boa, e passou um pouco de alcool, pq como todos já sabem, é sempre bom para aliviar essas coceirinhas bobas. Mas o alcool não resolveu.
 Então passou arnica,passou gelo, passou a unha mais uma vez... e nada!
    Naquela noite, entre comichões e coçadinhas, não conseguiu dormir pela primeira vez, desde o falecimento de seu marido. E quando amanheceu o dia, a coceira havia se alastrado de tal forma que já não havia onde coçar nas suas pernas, que estavam vermelhas e arranhadas. Mesmo assim Madalena,mulher zelosa do lar, não se abalou e mesmo com a noite mal dormida, preparou a marmita dos dois filhos, passou e e engomou suas roupas, e entre algumas coçadinhas violentas, foi fazendo os afazeres da casa. 
   Na segunda noite a coceira se alastrou ainda mais, percorreu o caminho das suas coxas roliças, de seu ventre redondo, e deixou em carne viva a pele sensível de seu seio. Madalena, mulher católica e temente a deus. não se deixou abater,e foi na missa da manhã, embora ainda fosse terça, rezou 3 aves marias enquanto sentia uma coceira inconveniente e insuportável nas nádegas. 
 Na terceira noite, não conseguiu pregar os olhos, não conseguiu parar de se coçar por um minuto sequer.E por fim Madalena, senhora de bem e de família.  Foi ter com o médico o que seria a consulta mais constrangedora e indecente de sua vida, pois já não aguentando de tamanha coceira, esfregou as nádegas na quina da mesa do doutor, na esperança de alí encontrar o alívio para o coceira tão doentia. E doutor Mário, corado pela vergonha e indescrição, mandou madalena com uma receitinha para casa na esperança que melhorasse  e ela nunca mais voltasse ali.
  Na quarta Noite era uma coceira insuportável, enlouquecedora, faminta. E no dia seguinte, Madalena, mulher trabalhadeira e respeitadora das leis.  Foi consumida pela coceira. As noites sem dormir deixaram-na febril, delirante. Mandou chamar a vizinha, que era dada a fazer simpátias.  Dona Eulália, a vizinha,  após examinar Madalena, balançou a cabeça alegando nunca ter visto nada igual. "isso deve ser coração partido" Fez um patuá com sementes de cravo e mel amarrou no pescoço de maria dando 3 nós e avisou: O caso é mais grave do que isso, mas não há muito o que se fazer. O patuá como de esperado não suportou o poder terrível do comichão persistente de Madelana. 
   Seus filhos consultaram curandeiros, outros médicos, feiticeiras, mães de santo. Mas não houve quem desse jeito . Foram  pomadas, unguentos e rezas que não tiveram outro resultado que não só coceira....
    Madalena estava tomada por um mal incurável e a coceira era tanta, que desavergonhadamente já não conseguia mais usar roupas e ficava nua, incapaz de conter o apetite terrivél daquela coceira desastrosa. Emagrecia, porque ela já não comia, só coçava. E então,  certa Manhã Madalena ouviu uma batida na janela, E a febre cedeu, a coceira passou e se levantou prontamente curada e decidida, pegou um par de sapatos  e um vestido. E saiu porta afora sumindo para sempre.Nunca Mais se ouviu falar de Madalena. Nem nunca mais, depois desse dia foi visto o Seu joão, o dono da banca de laranjas.



segunda-feira, janeiro 20, 2014

Para Catharine Ermida, em seu aniversário





     Quero te desejar hj, um dia de sol, mas não sol demais pra vc não morrer de calor, sol o suficiente pro céu ficar de brigadeiro. Um dia de riso, Um dia de festa. Quero te desejar muita alegria pra vc distribuir por aí, e guardar alguma para você também. Quero te desejar muita sorte, daquele tipo que faz a gnt encontrar dinheiro no chão, e chutar a questão certa na hra da prova. e também um pouco daquela sorte maior, que faz com q seu livro seja derrubado pelo cara mais legal do universo, e que ele te ajude a pegar no chão.  Quero te desejar muitos chocolates que não engordam e muitos arco-íris pra vc fazer pedidos. Quero te desejar muitas aventuras com direito a frio na barriga, medo e muitas risadas no final. Quero que vc tenha muitas histórias para contar, muitas viagens para fazer. Muitos dias inesquecíveis pra viver. Quero que encontre muitas pessoas maravilhosas no seu caminho, e quero que você tenha os melhores amigos. Quero te desejar muitas coisas para vc querer conquistar. Mas quero que vc saiba, que mesmo se nenhuma delas der certo, o mais importante é o caminho e não o ponto final. Queria que vc soubesse, que vc é a garota mais especial do planeta, e eu não te vejo assim só porque eu amo vc...mas porque você é incrivelmente rara e especial MESMO. E quero te dizer q vc ,sozinha, se basta pra fazer o que vc quiser no mundo. Mas quero que saiba, que se vc precisar de uma cúmplice, ou de pelo menos um abraço depois de um dia difícil.. Vc pode contar comigo. Você é minha bonequinha, e eu sempre vou cuidar de vc.

Amo vc! e parabéns por hj!

terça-feira, janeiro 14, 2014

Epifania de aniversário

    E eis que os temidos 26 chegaram... e não foi tão terrível assim. 


    Vinha ficando aterrorizada com a idéia de fazer aniversário já há alguns anos, porque cada ano que passava, eu sentia como se não tivesse realizado nada do que esperava de mim. A cada ano que passava, eu me perguntava: “ok, já estou aqui...e a minha vida ainda não começou... Quando é que ela vai começar?”
   Venho de uma geração de transição cheia de expectativas criadas por programas de TV que apresentam a vida como ela NÃO é, uma geração com muita energia, e poucos objetivos definidos. Minha geração não pensa, não vê, não escuta. Somos programados para estudar, terminar a faculdade, trabalhar, e pronto, é isso. Ou na verdade a minha geração pensa demais, escuta demais e vê demais... mas somos incapazes de tomar atitudes perante a vida.. ou pelo menos, não com a força necessária.

    Somos frustrados por opção. E envelhecer e chegar aos 26 anos sem ter conquistado a vida que eu imaginei aos 23,24,25... de certa forma é bastante assustador. 
    Mas desde a primavera do ano passado, alguns momentos floresceram idéias em mim e fizeram mudar um pouco a minha perspectiva perante a minha vida. Percebi que me frustrar era absolutamente normal, desistir também. E esse tipo de coisa, as pessoas normais e ordinárias farão. Mas que existem sim, pessoas extraordinárias e corajosas que o tempo todo estão dispostas a mudar o mundo de cabeça para baixo e de experimentarem a vida de uma maneira nova e diferente.
Alguns dirão que essas são pessoas com dinheiro, “com a vida ganha” , são pessoas “loucas” ou que não tem objetivos concretos na vida. Eu digo que são pessoas livres, pessoas reais. Pessoas extraordinárias. E o que as difere de mim?
Foi aí que veio o estalo 

   O que as difere são suas posturas perante a vida. Essas posturas são desde sorrir para uma criancinha no ônibus, sair do sofá no domingo e ir para praia, msm quando cansado. Largar uma carreira estabelecida para começar do zero outra completamente nova. 

   
 São pessoas que não desistem, que não se acomodam, Que fracassam, se frustam, óbvio! Mas que não permitem que isso estrague a vida delas. São extraordinários por opção. O que torna a minha vida especial e diferente de todas as outras, é que ela é minha. E na minha vida, quem opta sou eu.

   Portanto, quando atingi a marca dos 26. Não entrei em pânico... não dessa vez. Percebi que a minha vida pertence a mim. Que eu tenho uma vida valiosa. Amigos valiosos, família valiosa, idéias valiosas. Que eu realmente posso fazer o que quiser, mas que para isso, eu tenho que fazer... tenho que dar o passo na direção que eu quero. E que mesmo que o passo seja pequeno, ou que eu não alcance o que eu quero.Coisas incríveis acontecerão,porque eu dei o primeiro passo. E ao fazer isso eu abri um milhão de possibilidades novas e diferentes do que se eu tivesse ficado parada. E mais importante que tudo isso. Apreciar essas possibilidades sem moderação. A alegria de viver, é tirada de um sorvete no dia quente. 


    Determinei que aos 26, apreciarei mais as ofertas da vida. Estarei de olhos abertos para me alegrar com o nascer do sol, com um sábado na feirinha. Ou ,pasmem, com o ar condicionado congelante do Banco do Brasil. Estarei atenta para os dias de praia. E correrei atrás da vida que eu quero ter ... mas que principalmente, da vida que eu quero ter HOJE. 

Eu fiz 26! Parabéns para mim!